Horta Comunitária no Morro da Coroa

As hortas comunitárias tem como principal objetivo, o de ocupar espaços ociosos e degradados com a prática da agricultura orgânica. Em pesquisas realizadas na internet, consegui encontrar hortas comunitárias nos estados do Rio de Janeiro, São Paulo, Alagoas, Pará e Minas Gerais. Através da produção de verduras e legumes, as hortas tendem a suprir a carência nutricional da população nas comunidades, como também acrescentar uma renda à família com a comercialização de produtos hortifruti em mercados especializados ou na população do entorno. O projeto do governo de instalar hortas comunitárias nas partes carentes e ociosas da cidade melhorará a qualidade de vida das pessoas, pois transformará o espaço mal utilizado em um espaço para produção  auto sustentável com grande potencial produtivo que gerará oportunidade de ocupação e renda.

Como esse blog visa promover e divulgar destinos alternativos e não muito usuais da cidade do Rio de Janeiro, irei focar na Horta Comunitária do Morro da Coroa, localizada em Santa Teresa, centro da cidade.

Em 2005, um curso de plantas terapêuticas uniu o grupo pela primeira vez e que hoje em dia faz frente do projeto no Morro da Coroa. Composto por moradores locais, entre eles: biólogos e médicos, o grupo Santa Horta tomou a iniciativa de estabelecer uma horta comunitária no bairro de Santa Teresa, mais precisamente no Morro da Coroa. O espaço escolhido para a implantação da horta funcionava como uma barreira entre a favela e as partes mais ricas de Santa Teresa e onde os moradores jogavam seu lixo. Pertencente à Prefeitura, o grupo Santa Horta pediu autorização para utilizar o espaço ocioso como berço do cultivo de mais de 40 espécies plantas medicinais e uma variedade de legumes, hortaliças e ervas. Hoje o espaço é cedido à Associação dos Moradores do Morro da Coroa e onde funciona a horta comunitária. Toda construída de material reciclado, o objetivo da horta é de fortalecer a comunidade local através da agricultura urbana.

O trabalho é realizado principalmente pelos membros fundadores, que trabalham três vezes por semana. Em um acordo com uma ONG local, Iko Poran, voluntários estrangeiros também podem ajudar nas atividades relacionadas à horta. A safra é consumida pelos próprios membros e doada aos moradores da comunidade que não têm condições para pagar. Ocasionalmente, uma parte da colheita é vendida para moradores e transeuntes mais ricos, assim como também em uma igreja próxima, todo domingo.

Horta Comunitária no Morro da Coroa Fonte: Grupo Santa Horta - Fortalecendo a Comunidade Através de Hortas Comunitárias de Daniel Alcalá Bergquist

Horta Comunitária no Morro da Coroa Fonte: Grupo Santa Horta - Fortalecendo a Comunidade Através de Hortas Comunitárias de Daniel Alcalá Bergquist

Desde o início, a visão dos fundadores da horta sempre foi o de torná-la um lugar para todos na comunidade local. Por essa razão, eles encorajam os moradores a visitar a horta e utilizá-la. Toda pessoa é bem vinda, independentemente de classe, capacidade física ou econômica, pois o grande e principal objetivo é fazer com que a horta abra caminhos para o potencial e fortalecimento da comunidade. A horta comunitária no Morro da Coroa deu tão certo que eles já conseguiram expandir suas atividades para uma creche municipal próximo ao Morro dos Prazeres, reforçando a cooperação entre as duas comunidades.

Por meio das atividades realizadas na horta comunitária, pessoas distintas de classe social, econômica e cultural conseguem interagir juntas em prol do desenvolvimento da comunidade. Essa experiência tem um potencial enorme para combater a segregação social,  aumentando a compreensão e integração entre todas as classes socioeconômicas da sociedade urbana. Os resultados por meio da horta comunitária também apontam uma aceitação pela sociedade com a agricultura urbana como meio de melhorar a sustentabilidade e produção de alimentos orgânicos na cidade.

Abaixo, disponibilizo um vídeo postado pela Iko Poran sobre a Horta Comunitária no Morro da Coroa:

 

Para a experiência turística no local agregar valores, é preciso conhecer mais do que os atrativos “clichês”, é preciso conhecer a realidade da cidade por meio de atrativos alternativos.

Depois dessa leitura sobre hortas comunitárias, que tal  passar no Morro da Coroa e vivenciar essa experiência sendo voluntário? Faça parte dessa experiência encantadora você também!

Horta Comunitária no Morro da Coroa Fonte: Grupo Santa Horta - Fortalecendo a Comunidade Através de Hortas Comunitárias de Daniel Alcalá Bergquist

Localização: Rua Navarro nº1139, Morro da Coroa em Santa Teresa.

A venda de produtos orgânicos acontece às terças, quartas e sextas de 8h às 12h.

Os interessados em colaborar com o projeto Hortas Comunitárias nas Favelas do Bairro de Santa Teresa podem entrar em contato através do telefone (21)2242-6878.

This entry was posted in Blog. Bookmark the permalink.

5 Responses to Horta Comunitária no Morro da Coroa

  1. Carla says:

    Adorei o vídeo sobre a horta do Morro da Coroa, curto muito ações voluntárias !

  2. Ana Beatriz says:

    Muito legal esse post ! 😉

  3. Pedro Henrique says:

    Caraca muito iraaaado ! Vou ver essa parada aee de ser voluntário !

  4. Tulio Cruz says:

    Curtiiii !!!

  5. Felippe Melo says:

    ação voluntária é muito gratificante, vou averiguar o assunto.

Leave a comment